Nós brasileiros somos estigmatizados como pessoas que deixam tudo para última hora! Somos conhecidos por usar o jeitinho brasileiro e infelizmente em nosso país ainda ouvimos muito essa frase “Você sabe com quem está falando?” A antropologia e a colonização que tivemos por explicar muita coisa.. mas é como um professor certa vez disse: Os portugueses já não estão no poder em nosso país há mais de 100 anos, ainda não deu para mudar isso? Sim, acho que podemos e devemos mudar esse rótulo que muitas vezes serve de desculpa para alimentar a procrastinação e a falta de compromisso.
Mas daí você pergunta… o que isso tem a ver com o imposto de renda?
E eu respondo: Tem tudo a ver com o imposto de renda!! Sim… nós no decorrer do ano não organizamos a nossa documentação como notas fiscais, recibos e demais comprovantes e só vamos pensar nisso quando inicia o prazo e há ampla divulgação na imprensa.
O que isso ocasiona?? Erros na declaração, imposto pago a maior por não inclusão de um recibo do dentista..
Segundo pesquisa divulgada pela Agencia Brasil de Comunicações, a EBC, 2,4% das declarações caem na malha fina por omissão de rendimentos, erros nas deduções de despesas com saúde e educação.
Mas esse levantamento não leva em conta a omissão na declaração de bens e direitos que a maioria não informa ou apresenta dados incorretos.
Em contrapartida, a Receita Federal está cada vez mais com mecanismos para cruzamento de informações, robotizações nos processos para “pegar” os contribuintes que estão incorrendo em erros.
A nossa recomendação é para você pedir a um contador que revise ou elabore a sua declaração a fim de que não tenha pendências e esteja com todas as informações obrigatórias.
Até a próxima!